StatCounter - Free Web Tracker and Counter
/quandoviramospais /quandoviramospais
A mão da criança
26 de abril de 2021 Cintia

A mão da criança passa por diversos pontos de desenvolvimento.

Nesse post eu vou falar sobre quando a criança começa a segurar os objetos com a palma de sua mão.

Para a criança chegar até esse momento ela passou por diversas outras fases, como o agarrar involuntário, que acompanha a criança desde os primeiros meses de vida e o agarrar voluntário, quando a criança começa a ter a intenção de segurar o objeto.

O agarrar de forma involuntária acontecia quando o bebê apenas segurava o objeto em sua mão pelo reflexo de agarrar, o mesmo que já possuía no período da gestação acontece após o bebê nascer, mas ainda sem a intenção de segurar esses objetos, é apenas um reflexo do que passa perto de sua mão.

Do reflexo de agarrar ao movimento

Com o passar dos meses o bebê desenvolve o agarrar com alguma intenção, que é quando a criança tem a intenção de pegar um objeto que para ela é oferecido, chegando aqui no aperto palmar, que é o agarrar com a palma da sua mão. Esses movimentos são muito importantes pois a partir dele a criança vai refinando seus movimentos até chegar ao movimento dos dedos.

Observe na foto a mão do bebê com a bolinha da caixa de permanência, como ela é preenchida quase que por completo pela bolinha, esse movimento de segurar/agarrar de forma voluntária a bolinha vai aos poucos trabalhando na criança a memória muscular, a força muscular que serão utilizada por ela nos próximos movimentos.

A musculatura da palma da mão como um todo precisa estar bem desenvolvida para depois passar ao movimento com os dedos ( movimento de pinça).

O desenvolvimento da criança pequena acontece de fora para dentro, do macro para o micro.

Por isso a criança até os 3 anos é puro movimento!

Na foto a caixa de permanência Montessori de bola, que pode começar a ser usada em torno dos 7, 8 meses, ela está disponível em nossa loja virtual de forma individual ou no nosso kit Montessori de 8 a 14 meses

 

Me conta aqui nos comentários ou lá no meu Instagram @montessori.infancia se o seu bebê está em algumas dessas fases.

 

Este texto é autoral e é expressamente proibida a cópia sem a autorização ou citação da fonte com link para o post.

Você pode me encontrar lá no meu perfil do Instagram, o @montessori.infancia onde compartilho mais sobre Montessori e sobre meu dia a dia com as crianças e a loja.

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.