StatCounter - Free Web Tracker and Counter
/quandoviramospais /quandoviramospais
O ambiente preparado
20 de fevereiro de 2021 Audrey Migliani
Audrey Migliani
In A criança e o ambiente

Na foto cadeira cubo e estantes da Quando Viramos Pais

Olá, tudo bem?!
Não sei se você já me conhece, então acho melhor começar essa conversa me apresentando: meu nome é Audrey, sou mãe da Rebeca de três anos e arquiteta especializada em preparação de ambientes de acordo com a filosofia montessoriana.
Minha história com a @quandoviramospais começou quando minha Rebeca era bem pequenina e eu encomendei um kit montessori para bebês e desde então a amizade e a parceria com essa família empreendedora que eu admiro tanto só cresce!!!
Diariamente compartilho inspirações que empoderam mães a prepararem ambientes em seus lares para oferecerem AUTONOMIA, AUTOESTIMA e AUTOCONHECIMENTO às suas crianças. Se você se interessa por esse tipo de assunto, dê uma olhada no meu perfil do Instagram @ambientepreparado vou adorar te conhecer melhor e ter sua companhia por lá!

Quando a Cintia me convidou para participar aqui do BLOG eu fiquei MUITO honrada e vou amar contar um pouquinho mais para vocês sobre o assunto que eu mais AMO na vida: o ambiente preparado!!!

Na conversa de hoje vou tratar do assunto de forma bastante genérica somente para apresentar o conceito para vocês e em outras conversas vou especificar melhor os detalhes desse mundo de preparação de ambientes.

 

Afinal, o que é o AMBIENTE PREPARADO?!

Na teoria, o ambiente preparado é um dos seis pilares do método Montessori: trata-se de um espaço adaptado às necessidades de desenvolvimento da criança e seguro o suficiente para permitir que a criança circule livremente para realizar as suas atividades com LIBERDADE e AUTONOMIA por ele.

Seja em nossos lares ou nas escolas montessorianas, ele deve ser bem organizado e esteticamente agradável, sem informações desnecessárias para estimular o movimento e a concentração ao mesmo tempo.
Seu mobiliário deve ser seguro e dimensionado para ser acessível às crianças de cada faixa etária.

Na prática, ele colabora diretamente com o desenvolvimento de nossas crianças porque garante que ela possa ser livre para ser quem ela é, porque está PREPARADO para ela oferecendo toda a segurança necessária para isso.

Mas o que faz um ambiente preparado ser verdadeiramente preparado para sua criança?

Meus estudos me fizeram sintetizar as características de um verdadeiro ambiente preparado em seis aspectos:

1) Simplicidade: Cores claras e luz natural são super indicadas.
No que diz respeito às informações que vamos inserir em ambientes preparados para crianças, “menos é mais!”. Foque na qualidade e não na qualidade dos itens!

2) Minimalismo: É importante lembrar que muitas opções (de cores ou brinquedos, por exemplo) em um mesmo ambiente pode gerar confusão na criança. Por isso, recomenda-se selecionar poucas opções e favorecer ao desenvolvimento da capacidade de tomada de decisões. Se sua criança tiver muitos brinquedos (que favorecem o desenvolvimento) e você não quiser abrir mão deles, eu recomendo que os apresente em forma de rodízio.

3) Organização: Quando os ambientes externos estão organizados, a organização interna da criança (como o seu raciocínio, por exemplo) tende a fluir com mais facilidade também. E neste ponto, ter poucas opções torna a organização do ambiente bem mais fácil de ser mantida.

4) Acessibilidade: Tudo deve ser projetado para que o bebê (ou a criança) seja capaz de se movimentar e interagir através do espaço sem a intervenção de um adulto. Importante salientar que o que não deve ser necessário é a intervenção de um adulto e não a presença dele. A presença de um adulto preparado que observa sua criança é SEMPRE recomendada.

5) Segurança: O que mais se deve ter em um bom ambiente preparado é possibilidade de exploração. Para que uma criança possa estar livre para explorar sem correr riscos deve-se preparar um ambiente seguro para elas: móveis instáveis, fios nos caminhos, tomadas, objetos soltos no chão não são interessantes.

6) Silêncio: Lembre-se que um bom ambiente preparado deve favorecer a autonomia física e a autonomia emocional (escolhas), além de estimular a concentração. Por isso, opte por deixar o quarto da sua criança numa área mais silenciosa da casa. Evite aparelhos eletrônicos. Crie uma atmosfera tranquila.

É claro que cada família e cada ambiente requer uma atenção especial, mas de forma geral, essas são as características que considero mais importantes a serem consideradas na preparação de ambientes.


*Todo o conteúdo deste artigo (incluindo imagens, vídeos e textos) estão protegidos pela Lei de Direito Autoral e de Imagem. Caso queira compartilhar, peça autorização e indique a fonte!

Você tem uma opinião diferente da minha?! Acha que eu esqueci de citar algum aspecto importante de um ambiente preparado?

Vamos conversar na minha página ou na página da @quandoviramospais. ou aqui nos comentários.
Seu feedback é muito importante para mim!
Beijo grande, com MUITA gratidão,
Até nossa próxima conversa! 🙂

Por Audrey Migliani, do @ambientepreparado
Mãe e Arquiteta ♡
CAU A105110-5

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.