A criança tem o que Maria Montessori chamou de “Mente Absorvente”, que absorve e estrutura as informações ao seu redor, construindo a sua vida. O ambiente e o adulto influenciam nessa construção. A criança absorve as impressões do ambiente que refletem em seu desenvolvimento.
Maria Montessori, compara o cérebro da criança como a esponja do mar que absorve ativamente o seu redor, ela tem vida própria.
A criança, absorve o ambiente sem precisar carregá-la para lá e para cá, basta um ambiente preparado e um adulto preparado para que a criança descubra e experimente o mundo através das mãos conectadas a mente.
Estudos científicos mostram que a primeira infância é um período decisivo na formação da personalidade, do caráter e no modo de agir do ser humano. A neurociência oferece evidências de que acontecimentos precoces de natureza física, emocional, cultural e social permanecem registrados por toda vida nas conexões sinápticas através de fenômenos de neuroplasticidade e biomoleculares.
Criamos a base de toda a percepção e construção interior quando criança, pela ‘Mente Absorvente”.
Nessa fase, principalmente, precisamos semear ensinamentos justos, amor, compreensão, mostrando a paz para as crianças. É necessário mostrar o mundo real, seus valores e fundamentos.
Vamos refletir no modo que interferimos em frente à criança.
Será que é adequado? Permitimos que suas mãos trabalhem com a mente? Que construam a observação, experiências hipóteses e teorias?
Desde que não prejudiquem ao próximo, será que permitimos que as crianças pensem e tentem.
Vivam experiências?
Ao invés de deixá-las amarrar o cadarço do tênis, amarramos por elas?
E não fazemos isso porque queremos e sim porque já fomos crianças e nossa mente absorveu esses fatos!
Maria Montessori foi a médica que valorizou a criança. Seus estudos e práticas criaram o método Montessori cujo ponto principal é o adulto e ambiente preparados para a criança absorver com sua mente absorvente.
Precisamos permitir que as crianças façam o que há de melhor em suas vidas.
Explorar ambientes, conhecer culturas, permitir o fortalecimento e desenvolvimento da musculatura conectada a mente com as atividades do dia a dia, como dobrar a própria roupa, arrumar a cama, escolher a roupa que vai vestir dentro das opções que o adulto ofereceu, lavar o copo que usou, isto é, movimentar o corpo permitindo despertar a autonomia.
Permita a criança trabalhar a autoeducação através da liberdade de expressão preparando o ambiente e observando o movimento diário!