StatCounter - Free Web Tracker and Counter
/quandoviramospais /quandoviramospais

Reflexões sobre a Primeira Infância

Reflexões sobre a Primeira Infância
13 de abril de 2021 Sheila Nogueira
Sheila Nogueira
In A criança

A criança tem o que Maria Montessori chamou de “Mente Absorvente”, que absorve e estrutura as informações ao seu redor, construindo a sua vida. O ambiente e o adulto influenciam nessa construção. A criança absorve as impressões do ambiente que refletem em seu desenvolvimento.

Maria Montessori, compara o cérebro da criança como a esponja do mar que absorve ativamente o seu redor, ela tem vida própria.

A criança, absorve o ambiente sem precisar carregá-la para lá e para cá, basta um ambiente preparado e um adulto preparado para que a criança descubra e experimente o mundo através das mãos conectadas a mente.

Estudos científicos mostram que a primeira infância é um período decisivo na formação da personalidade, do caráter e no modo de agir do ser humano. A neurociência oferece evidências de que acontecimentos precoces de natureza física, emocional, cultural e social permanecem registrados por toda vida nas conexões sinápticas através de fenômenos de neuroplasticidade e biomoleculares. 

Criamos a base de toda a percepção e construção interior quando criança, pela ‘Mente Absorvente”.

Nessa fase, principalmente, precisamos semear ensinamentos justos, amor, compreensão, mostrando a paz para as crianças. É necessário mostrar o mundo real, seus valores e fundamentos.
Vamos refletir no modo que interferimos em frente à criança.

Será que é adequado? Permitimos que suas mãos trabalhem com a mente? Que construam a observação, experiências hipóteses e teorias?

Desde que não prejudiquem ao próximo, será que permitimos que as crianças pensem e tentem.

Vivam experiências?
Ao invés de deixá-las amarrar o cadarço do tênis, amarramos por elas?

E não fazemos isso porque queremos e sim porque já fomos crianças e nossa mente absorveu esses fatos!

Maria Montessori foi a médica que valorizou a criança. Seus estudos e práticas criaram o método Montessori cujo ponto principal é o adulto e ambiente preparados para a criança absorver com sua mente absorvente.

Precisamos permitir que as crianças façam o que há de melhor em suas vidas.

Explorar ambientes, conhecer culturas, permitir o fortalecimento e desenvolvimento da musculatura conectada a mente com as atividades do dia a dia, como dobrar a própria roupa, arrumar a cama, escolher a roupa que vai vestir dentro das opções que o adulto ofereceu, lavar o copo que usou, isto é, movimentar o corpo permitindo despertar a autonomia.
Permita a criança trabalhar a autoeducação através da liberdade de expressão preparando o ambiente e observando o movimento diário!

Comments (0)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.